Blog

Melasma Quais são os melhores tratamentos?

O melasma é um distúrbio de pigmentação da pele que afeta principalmente as mulheres.

É comumente visto no rosto e aparece como manchas escuras e com bordas irregulares. O melasma não é prejudicial fisicamente, mas estudos mostram que pode levar a problemas psicológicos e pior qualidade de vida devido às mudanças que causa na aparência de uma pessoa.

O melasma é um distúrbio comum, com prevalência de 1% que pode aumentar para 50% em grupos de maior risco, incluindo aqueles com pele mais escura. O melasma é conhecido como a "máscara da gravidez", pois as alterações hormonais causadas pela gravidez, bem como os medicamentos hormonais, como as pílulas anticoncepcionais, são os principais gatilhos para a produção excessiva de pigmentos da pele no melasma. A exposição ao sol é outro importante fator que contribui para o melasma.


O melasma pode ser prevenido?

Atualmente, o melasma não pode ser totalmente prevenido em pessoas que provavelmente desenvolverão essa condição devido à sua genética, tipo de cor da pele, hormônios ou nível de exposição ao sol. 

Evitar a exposição direta ao sol durante o horário de pico (10h às 16h), usar protetores solares de alto FPS e evitar medicamentos hormonais, quando possível, podem ajudar a proteger contra surtos de melasma e reduzir sua recorrência após o tratamento. Proteção solar rigorosa é a base de qualquer regime de tratamento de melasma.

 

Qual protetor solar os pacientes com melasma devem usar?

A escolha de um protetor solar adequado é fundamental se você desenvolver melasma, e estudos mostraram que protetores solares coloridos de amplo espectro, especialmente aqueles que contêm óxido de ferro, podem diminuir a produção de pigmento na pele em pacientes com melasma, pois bloqueiam a luz visível e os raios UVA/UVB. Os protetores solares sem cor, por outro lado, não bloqueiam a luz visível.

É importante que as pessoas com melasma saibam que a luz visível pode passar pelas janelas e, portanto, mesmo que não estejam expostas ao sol, elas ainda podem ter surtos de melasma expondo-se à luz visível enquanto dirigem ou sentam perto de uma janela.


O melasma pode ser tratado?

Atualmente não há cura para o melasma; no entanto, existem vários medicamentos e procedimentos disponíveis para gerenciar essa condição. É importante saber que essas opções de tratamento podem resultar em uma resposta incompleta, o que significa que algumas descolorações se tornam mais claras ou desaparecem, enquanto outras permanecem inalteradas. Além disso, recaídas frequentes são comuns.

Também é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais do tratamento, incluindo escurecimento da pele causado pela inflamação induzida pelo tratamento ou clareamento extra da pele em uma área tratada. Usar os medicamentos apropriados sob a supervisão de um dermatologista pode ajudar a atingir os objetivos do tratamento e mantê-los com menos recaídas.


Tratamentos do melasma

Os tratamentos mais comumente usados ??para o melasma são:

- Medicamentos para clarear a pele que são aplicados topicamente. Estes incluem medicamentos como hidroquinona, ácido azeláico, ácido kójico, niacinamida, cisteamina, rucinol e ácido tranexâmico. Esses medicamentos funcionam reduzindo a produção de pigmentos e a inflamação e reduzindo o excesso de vasos sanguíneos na pele que contribuem para o melasma.

As mulheres grávidas (que constituem uma grande proporção de pacientes com melasma) devem evitar a maioria desses medicamentos, exceto o ácido azelaico, que é uma escolha segura durante a gravidez. A hidroquinona é um clareador de pele comumente usado que deve ser usado apenas por um tempo limitado devido aos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso prolongado. Pode ser usado por até seis meses para o tratamento inicial e, em seguida, ocasionalmente, se necessário.

- Peelings químicos usam substâncias como ácido glicólico, alfa-hidroxiácidos e ácido salicílico para remover a camada superficial da pele que contém excesso de pigmento em pacientes com melasma. Os efeitos de um peeling químico são temporários, pois este procedimento remove uma camada de pele sem reduzir a produção de pigmento nas camadas mais profundas em regeneração.

-  Lasers podem destruir as células pigmentares da pele e, portanto, clarear as manchas escuras do melasma. Tecnologias modernas com protocolo combinados, como o MaQX Clear ®  do Laser Fotona StarWalker®, tem uma abordagem mutlifatorial, tratando desde o pigmento até a parte vascular, a provável origem de todo o problema. Assim, é possível se obter resultados mais consistentes e também mais duradouros.


Terapia de manutenção e prevenção

Após a melhora das lesões do melasma, deve-se continuar com proteção solar rigorosa e terapia de manutenção. Clareadores de pele diferentes da hidroquinona podem ser usados ??em combinação com retinóides para manter os resultados.


Pontos principais sobre melasma

O ponto-chave no manejo do melasma é usar proteção solar o tempo todo e evitar outros fatores desencadeantes, como medicamentos hormonais, quando possível. Como nenhum dos tratamentos disponíveis é uma cura, a prevenção é a melhor opção. Pessoas com melasma devem consultar um dermatologista certificado pelo conselho para avaliação e decisão de tratamento apropriados para gerenciar o melasma e manter os resultados do tratamento. Os laser estão cada dia sendo mais importantes no manejo desta patologia.

 

Dra. Leilane Catricala

Médica dermatologista

CRM-SP: 151.911

RQE (Dermatologia): 73.960

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo