Vascular

-> Sistema venoso:

As doenças venosas são as mais frequentes, sendo as varizes e as tromboses venosas as de maior incidência. As varizes são veias em membros inferiores que se apresentam dilatadas e tortuosas, podendo levar a sintomas como dor, peso e cansaço. A trombose venosa é a formação de coágulos dentro das veias, que podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.

- Algumas patologias e doenças:

- Varizes, vazinhos, microvarizes, teleangiectasias, varicorragia, rotura de varizes;
- Úlceras venosas;
- Tromboflebites e tromboses venosas;
- Trombofilias (doenças do sangue que causam coagulação aumentada);
- Acessos venosos profundos e difíceis;
- Fístulas arteriovenosas para hemodiálise;
- Acesso vascular para quimioterapia.

-> Sistema arterial:

O sistema arterial é frequentemente acometido por aterosclerose, que é uma doença evolutiva (surge com a idade) e progressiva. As artérias que apresentam aterosclerose tornam-se estreitas e endurecidas, podendo haver bloqueio da passagem do sangue, levando à isquemia dos tecidos. Isto pode acontecer no coração (infarto do miocárdio), nas pernas (doença arterial obstrutiva periférica) e também nas artérias do pescoço, as carótidas, acarretando isquemia cerebral, que pode ser transitória (AIT - ataque isquemico transitório) ou definitiva (AVC - acidente vascular cerebral). As artérias também podem se dilatar, formando aneurismas, que são potencialmente graves, pois a dilatação do vaso enfraquece a parede com a possibilidade de rompimento do vaso e consequente hemorragia, o chamado aneurisma roto. O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal.

- Termos comuns: Aterosclerose, Arteriosclerose, Ateriolosclerose

Algumas patologias e doenças:

- Úlceras arteriais;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral) decorrente de estenose de carótida (isquemia cerebral de origem extracraniana);
- Pé Diabético;
- Claudicação (dor ao caminhar, decorrente da isquemia, diminuição da circulação sangínea periférica);
- Aneurismas Arteriais, tanto da Aorta abdominal quanto de outras localizações;
- Tromboses arteriais;
- Isquemia de membros inferiores;
- Obstrução arterial aguda;
- Desbridamentos e amputações (cirurgia mutilantes mas potencialmente salvadora de vidas);
- Fasciotomias;
- Arterites e vasculites.

-> Sistema linfático:

Os problemas linfáticos são menos frequentes e ocorrem quando os membros inferiores apresentam dificuldade de drenagem da linfa, com formação de edema, que é endurecido e constante.

- Algumas patologias e doenças:

- Linfangites;
- Linfedema;
- Erisipela;
- Celulite (infecção de pele, diferente da celulite e estrias estéticos).

-> Exames auxiliares:

O cirurgião vascular também pode realizar exames subsidiários de imagem.

A ultrassonografia com Doppler é um exame não invasivo de fácil realização, muito útil na detecção das alterações nos sistemas arteriais e venosos em membros inferiores e superiores e também no sistema carotídeo. O termo comumente utilizado para a prescrição deste exame é Ecodoppler arterial e venoso (Ultrassom).

Copyright 2018. Clínica Leilane Catricala. Todos os direitos reservados.