Vascular

O Cirurgião Vascular é o médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. Embora seja conhecido mais pelo tratamento de varizes, vasinhos, microvarizes e teleangiectasias, isso é apenas uma parte dessa ampla especialidade e se deve ao fato das varizes serem muito prevalentes em nossa população e possuírem um aspecto estético importante.

O Cirurgião Vascular que possui também titulação para exercer a Cirurgia Endovascular pode utilizar-se de recentes técnicas minimamente invasivas para realizar procedimentos cirúrgicos. As novas técnicas endovasculares fornecem uma perspectiva diferente para os pacientes, com tempo de recuperação mais rápido, incisões menores ou ausentes, menos tempo de UTI, internações mais rápidas e outras vantagens.

-> Sistema arterial:

O sistema arterial é frequentemente acometido por aterosclerose, que é uma doença evolutiva (surge com a idade) e progressiva. As artérias que apresentam aterosclerose tornam-se estreitas e endurecidas, podendo haver bloqueio da passagem do sangue, levando à isquemia dos tecidos. Isto pode acontecer no coração (infarto do miocárdio), nas pernas (doença arterial obstrutiva periférica) e também nas artérias do pescoço, as carótidas, acarretando isquemia cerebral, que pode ser transitória (AIT - ataque isquemico transitório) ou definitiva (AVC - acidente vascular cerebral). As artérias também podem se dilatar, formando aneurismas, que são potencialmente graves, pois a dilatação do vaso enfraquece a parede com a possibilidade de rompimento do vaso e consequente hemorragia, o chamado aneurisma roto. O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal.

- Termos comuns: Aterosclerose, Arteriosclerose, Ateriolosclerose

•  Úlceras arteriais
  •  AVC (Acidente Vascular Cerebral) decorrente de estenose de carótida (isquemia cerebral de origem extracraniana)
  •  Pé Diabético
  •  Claudicação (dor ao caminhar, decorrente da isquemia, diminuição da circulação sangínea periférica)
  •  Aneurismas Arteriais, tanto da Aorta abdominal quanto de outras localizações
  •  Tromboses arteriais
  •  Isquemia de membros inferiores
  •  Obstrução arterial aguda
  •  Desbridamentos e amputações (cirurgia mutilantes mas potencialmente salvadora de vidas)
  •  Fasciotomias
  •  Arterites e vasculites

-> Sistema venoso:

As doenças venosas são as mais frequentes, sendo as varizes e as tromboses venosas as de maior incidência. As varizes são veias em membros inferiores que se apresentam dilatadas e tortuosas, podendo levar a sintomas como dor, peso e cansaço. A trombose venosa é a formação de coágulos dentro das veias, que podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.

- Algumas patologias e doenças:

•  Varizes, vazinhos, microvarizes, teleangiectasias, varicorragia, rotura de varizes
  •  Úlceras venosas
  •  Tromboflebites e tromboses venosas
  •  Trombofilias (doenças do sangue que causam coagulação aumentada)
  •  Acessos venosos profundos e difíceis
  •  Fístulas arteriovenosas para hemodiálise
  •  Acesso vascular para quimioterapia

-> Sistema linfático:

Os problemas linfáticos são menos frequentes e ocorrem quando os membros inferiores apresentam dificuldade de drenagem da linfa, com formação de edema, que é endurecido e constante.

• Linfangites
  • Linfedema
  • Erisipela
  • Celulite (infecção de pele, diferente da celulite e estrias estéticos).

-> Exames auxiliares:

O cirurgião vascular também pode realizar exames subsidiários de imagem.

A ultrassonografia com Doppler é um exame não invasivo de fácil realização, muito útil na detecção das alterações nos sistemas arteriais e venosos em membros inferiores e superiores e também no sistema carotídeo. O termo comumente utilizado para a prescrição deste exame é Ecodoppler arterial e venoso (Ultrassom)

Copyright 2018. Clínica Leilane Catricala. Todos os direitos reservados.