TRICOLOGIA

A tricologia estuda e encontra soluções para diversos distúrbios capilares que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo, como queda e quebra dos fios, caspa, infecções e problemas no couro cabeludo. 

O problema mais recorrente pelos pacientes que procuram a tricologia é a queda de cabelo e a calvície. Existem dezenas de motivos para que isso aconteça. O médico tricologista é capaz de identificar a causa e encontrar o tratamento específico para esse problema. Afinal, a investigação de toda queda de cabelo precisa começar com uma boa entrevista (anamnese), exame físico (fios e couro cabeludo e corpo) e exames complementares (que apenas o médico é habilitado para solicitar). 

O exame dermatoscópico do cabelo (tricoscopia) e do couro cabeludo é de fundamental importância. Muitos salões de beleza possuem esse pequeno microscópio e mostram para as clientes a imagem do couro cabeludo. Isso é muito diferente de saber diagnosticar o que está acontecendo ali. 

Além da tricoscopia, pode ser necessário fazer um tricograma ou fototricograma, que são exames mais específicos solicitados pelo dermatologista, de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, o diagnóstico pede mais exames, como a realização de biópsia para o exame anátomo patológico do couro cabeludo. 

O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com o diagnóstico e, por isso, a avaliação especializada é de suma importância. Se não encontrarmos a raíz do problema a chance de sucesso é muito pequena. 

Enfim, a tricologia é uma área que atrai muitos curiosos. Não deixe seus cabelos nas mãos de leigos. lembre-se: se a saúde dos cabelos não está bem, isso é um sinal de algo está errado dentro do seu corpo e merece investigação. Cremes, shampoo e a massagem para “estimular a circulação” podem adiar um diagnóstico sério e comprometer a recuperação da sua saúde. 

Contato

11 4234-2996
Copyright 2018. Clínica Leilane Catricala. Todos os direitos reservados.