Blog

Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno 

O inverno é uma estação desafiadora para a saúde da pele. A queda de temperatura, a baixa umidade do ar e o vento frio podem afetar a barreira cutânea, deixando a pele ressecada, irritada e vulnerável a infecções. Por isso, é importante redobrar os cuidadaos com a pele nesta época do ano. 

Para manter a pele saudável e radiante no inverno, é fundamental adotar uma rotina de cuidados que inclua limpeza, hidratação e proteção solar. Aqui estão algumas dicas para você cuidar da sua pele neste inverno: 

 1. Limpeza suave:

Opte por sabonetes suaves e sem perfume, que não agridam a barreira cutânea. Evite banhos muito quentes e demorados, pois o excesso de água quente pode ressecar ainda mais a pele. 

 

2. Hidratação intensa: 

Aplique um hidratante rico em emolients e ceramidas, que ajuda a reparar a barreira cutânea e a reter a umidade da pele. Aplique o hidratante logo após o banho, quando a pele ainda está úmida, para ajudar a reter a umidade.

 

3. Proteção solar: 

Mesmo no inverno, a radiação ultravioleta pode prejudicar a pele. Use um protetor solar com FPS 30 ou mais, reaplicando-o a cada duas horas, especialmennte se você passar muito tempo ao ar livre. 

 

4. Evite produtoos irritantes:

Produtos que contêm álcool, fragrâncias e outros ingredientes irritantes podem agravar a pele ja sensibilizada pelo clima frio. Opte por produtos hipoalergênicos e sem perfume.

 

5. Mantenha-se hidratado:

Beba bastante água para manter a pele hidratada de dentro para fora. 

 

Seguindo essas dicas simpels, você pode proteger sua pele do ressecamento, da irritação e dos danos causados pelo frio do inverno. Se você tiver dúvidas sobre o melhor cuidado para a sua pele, não hesite em consultar um dermatologista. Elee pode ajudá-lo a criar uma rotina de cuidados personalizadas para as necessidades específicas da sua pele.

 

Quais procedimentos estéticos são legais para fazer no inverno/outono?

O inverno e o outono são ótimas épocas para realizar alguns procedimentos estéticos que requerem mais cuidados com a exposição solar, pois a intensidade dos raios ultravioleta é menor nessa época do ano. Além disso, a queda da temperatura também ajuda na recuperação da pele após alguns procedimentos. Abaixo estão alguns exemplos de procedimentos estéticos que podem ser realizados no outono/inverno:

  • Peelings químicos:

Os peelings químicos são procedimentos que utilizam ácidos para renovar a pele, removendo células mortas e estimulando a produção de colágeno. Eles são ideais para tratar manchas, acne, rugas finas e irregularidades na textura da pele. No entanto, é importante evitar a exposição solar durante o processo de recuperação.

  • Laser:

O laser é uma opção para tratar manchas, rugas, flacidez e cicatrizes. Durante o tratamento, a pele fica sensível e pode descamar, por isso é importante evitar a exposição solar e usar protetor solar regularmente.

  • Tratamentos para remoção de pelos:

A depilação a laser e a luz pulsada são opções para remover os pelos de forma duradoura. No entanto, como esses procedimentos requerem várias sessões, é ideal realizá-los durante os meses mais frios para evitar a exposição solar durante o processo de recuperação.

  • Preenchimentos:

Os preenchimentos são procedimentos que utilizam substâncias como ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio para preencher rugas, sulcos e dar volume em áreas como lábios e maçãs do rosto. Como a recuperação pode levar algumas semanas, o inverno e o outono são boas épocas para realizá-los.


Lembre-se que cada procedimento estético possui suas particularidades e é importante conversar com um dermatologista qualificado antes de decidir realizar qualquer tratamento. Além disso, é importante seguir todas as orientações e cuidados pré e pós-procedimento para garantir os melhores resultados e a segurança da sua saúde.

 

Dra. Leilane Catricala
Médica Dermatologista
CRM SP 151.911
RQE (Dermatologia): 73.960

 

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo