Blog

Queda de cabelo e suas possíveis causas

Queda de cabelo e suas possíveis causas

A queda de cabelo é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo, e pode ser causada por uma série de fatores diferentes. A perda de cabelo pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente, ou pode ser causada por fatores externos, como estresse, dieta inadequada, ou o uso de produtos de cabelo agressivos.

A seguir, vamos discutir algumas das possíveis causas da queda de cabelo:

  • Genética

A queda de cabelo pode ser causada por fatores genéticos, sendo um problema comum em muitas famílias. Isso é conhecido como alopecia androgenética, ou calvície de padrão masculino ou feminino.

 

  • Estresse

O estresse pode ter um impacto significativo na saúde do cabelo, e pode levar à perda de cabelo em algumas pessoas. O estresse pode causar mudanças hormonais que afetam o crescimento do cabelo.

 

  • Dieta inadequada

Uma dieta pobre em nutrientes pode afetar a saúde do cabelo, levando à queda. Uma dieta que não contém proteínas suficientes pode fazer com que o cabelo fique fraco e quebradiço.

 

  • Produtos para cabelo agressivos

O uso frequente de produtos para cabelo que contêm substâncias químicas agressivas, como corantes e alisadores, pode levar à perda de cabelo. Esses produtos podem danificar o cabelo e o couro cabeludo, levando à queda.

 

  • Problemas de saúde

A queda de cabelo pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente, como problemas na tireoide, anemia, doenças autoimunes, entre outras.

 

  • Medicamentos

Alguns medicamentos podem levar à queda de cabelo como efeito colateral, como medicamentos para quimioterapia, antidepressivos, anticoagulantes, entre outros.

 


Se você está sofrendo com queda de cabelo, é importante procurar um tricologista para determinar a causa e obter tratamento adequado. Existem vários tratamentos disponíveis para a queda de cabelo, incluindo medicamentos, terapias a laser e transplante capilar.

Além disso, é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o estresse, utilizar produtos para cabelo suaves e proteger o cabelo dos danos causados pelo sol, vento e calor excessivo. Com cuidados adequados, é possível manter um cabelo saudável e prevenir a queda excessiva.


Dra. Leilane Catricala
Médica Dermatologista
CRM SP 151.911
RQE (Dermatologia): 73.960

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo