Blog

COMO CUIDAR DA SUA PELE NA MENOPAUSA

A menopausa, que começa oficialmente um ano após o último período menstrual da mulher, pode trazer algumas mudanças visíveis na pele e no cabelo. No entanto, com os cuidados adequados, você pode amenizar esses efeitos.

Para cuidar da sua pele durante a menopausa, siga estas dicas criadas por dermatologistas.

À medida que os níveis hormonais reduzem após a menopausa, sua pele pode ficar mais seca, flácida e fina. Você pode notar mais pelos no rosto e menos no couro cabeludo.

Com os cuidados certos, você pode amenizar esses efeitos. Aqui estão as recomendações dos dermatologistas.

 


Manchas de idade e outros sinais de pele danificada pelo sol

Se você passou muito tempo ao sol sem proteção solar, provavelmente verá os efeitos agora. Manchas de idade e áreas maiores de pele mais escura podem aparecer no rosto, mãos, pescoço, braços ou peito.

O câncer de pele e o crescimento pré-canceroso da pele também se tornam mais comuns.

 

 


O que você pode fazer

Para proteger sua pele, indicamos:

- Aplicar protetor solar todos os dias antes de sair ao ar livre. Para dar à sua pele a proteção de que ela precisa, use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. Aplique-o em toda a pele que a roupa não cobrir. Isso pode ajudar a desbotar as manchas de idade, prevenir o surgimento de novas manchas e reduzir o risco de câncer de pele.

 


- Agendar uma consulta com um dermatologista para um exame de câncer de pele. Seu risco de desenvolver câncer de pele aumenta com a idade. Conforme seu risco aumenta, os exames de câncer de pele se tornam muito importantes. Quanto mais cedo você detectar o câncer de pele e o crescimento pré-canceroso, mais tratáveis eles serão.

- Pergunte ao seu dermatologista para recomendar um tratamento para manchas de idade. Antes de comprar qualquer tratamento para manchas de idade, consulte um médico de confiança para um exame de pele e avaliação de seu tratamento personalizado.

O câncer de pele às vezes se parece com uma mancha de idade ou outra mancha escura na pele. Se você usar seu tratamento para manchas de idade em um câncer de pele, pode desbotar a mancha e adiar o tratamento. O adiamento do tratamento para o câncer de pele dá ao câncer tempo para possivelmente crescer e se espalhar. Isso pode tornar o câncer mais difícil de tratar.

 


Facilidade para manchas roxas

À medida que os níveis de estrogênio caem, a pele fica mais fina. A pele fina se machuca mais facilmente.

O que você pode fazer para reduzir a pele fina:

- Aplicar protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior todos os dias. Embora isso não possa engrossar sua pele, pode prevenir o afinamento adicional. Você deve aplicar protetor solar no rosto, mãos, pescoço e em qualquer outra área que a roupa não cubra. E você deve fazer isso todos os dias, mesmo no inverno.

- Para algumas mulheres, um creme com retinoides pode ajudar. 

- O tratamento a laser pode ser outra opção.

 


Pele seca

Na menopausa, a pele perde parte da capacidade de reter água, então a pele pode ficar bastante seca. Isso pode ser especialmente perceptível quando o ar está seco.

O que você pode fazer:

- Lavar com um sabonete suave em vez de sabonete normal. Para a pele madura, o sabão pode ser muito ressecante. Ah, e você deve considerar deixar de usar os desodorantes em rolo.

- Aplicar hidratante após o banho e ao longo do dia, quando sua pele estiver seca. Um hidratante com ácido hialurônico ou glicerina pode ser especialmente útil.

- Consultar seu dermatologista se sua pele ainda estiver seca. A esfoliação ou a microdermoabrasão podem ajudar, mas você deve consultar seu dermatologista antes de tentar uma delas. Na menopausa, a pele fica mais fina e tentar uma delas em casa pode causar mais danos do que bem.

 


Pelos faciais

À medida que os níveis de hormônios femininos diminuem, você pode ver pelos indesejados sob o queixo e ao longo da linha da mandíbula ou acima do lábio.

O que você pode fazer

A depilação pode ser uma opção. Se sua pele ficar muito fina para a depilação, ela pode rasgar e sangrar. Para remover pelos indesejados, você pode:

- Remoção a laser de pelos

- Creme para redução de pelos com prescrição.

 


Perda de cabelo no couro cabeludo

Na menopausa, muitas mulheres notam o afinamento do cabelo no couro cabeludo. O primeiro sinal pode ser um alargamento da linha do cabelo. Algumas mulheres percebem que a linha do cabelo começa a recuar.

Quando se trata de perda de cabelo, quanto mais cedo você começar o tratamento, melhores serão os resultados. 

O que você pode fazer:

Consultar um dermatologista certificado assim que perceber o problema. O tratamento para a perda de cabelo depende da causa. Se a perda de cabelo for devido à menopausa, seu dermatologista pode recomendar minoxidil, tratamento a laser ou ambos.
Se você já perdeu uma quantidade considerável de cabelo, um transplante capilar pode ser uma opção.

 

Papadas, pele flácida e rugas

Na menopausa, a pele perde rapidamente colágeno. Estudos mostram que a pele das mulheres perde cerca de 30% do seu colágeno durante os primeiros cinco anos da menopausa. Após isso, o declínio é mais gradual. As mulheres perdem cerca de 2% do seu colágeno a cada ano pelos próximos 20 anos.

À medida que o colágeno diminui, nossa pele perde firmeza e começa a ceder. As papadas aparecem. Linhas permanentes correm do nariz até os cantos da boca. Rugas que costumavam aparecer apenas com um sorriso ou uma careta se tornam visíveis o tempo todo.

Posteriormente, a ponta do nariz se inclina para baixo. Você pode notar bolsas sob os olhos.

Poros dilatados também são devidos à falta de firmeza da pele.

O que você pode fazer

Se a pele flácida ou rugas a incomodarem:

Proteja sua pele do sol. Isso pode reduzir as rugas visíveis e prevenir o surgimento de novas rugas.

Considere usar um produto para cuidados com a pele que contenha retinol ou peptídeos. Esses ingredientes podem aumentar o colágeno na sua pele.

 

Espinhas e outros tipos de acne

À medida que os níveis de hormônios femininos diminuem antes e durante a menopausa, algumas mulheres desenvolvem acne semelhante à adolescência.

O que você pode fazer

Como a pele da mulher é mais fina e mais seca, os tratamentos para acne adolescente muitas vezes são muito agressivos. Os dermatologistas recomendam que você:

Lave a pele propensa a acne com um limpador que contenha ácido salicílico. Isso ajuda a desobstruir os poros.
Evite produtos para acne que ressequem a sua pele. O ressecamento da pele pode piorar a acne.
Marque uma consulta com um dermatologista se não conseguir controlar a acne. Pode ser necessário um tratamento hormonal.

 

10 hábitos de cuidados com a pele que podem piorar a acne

Feridas cutâneas e pele facilmente irritada

Por volta dos 50 anos, o pH da nossa pele muda. Com essa mudança, a pele fica mais sensível, e as mulheres têm mais probabilidade de desenvolver erupções cutâneas e pele irritada com facilidade.

Se você tiver uma doença de pele existente, como eczema ou rosácea, isso pode piorar.

 


O que você pode fazer

Se notar alguma dessas mudanças, você deve:

Usar um hidratante sem fragrância. Isso pode reduzir a irritação.
Consultar um dermatologista se a erupção cutânea persistir ou uma condição de pele piorar. À medida que a pele fica mais seca e mais facilmente irritada, você pode precisar da ajuda de um dermatologista.

 

Feridas cicatrizam mais lentamente

Os hormônios desempenham um papel importante na cicatrização da nossa pele. Quando os níveis hormonais diminuem, a pele leva mais tempo para cicatrizar.

O que você pode fazer

Saiba que sua pele vai cicatrizar. Pode levar mais tempo agora.

Consulte um dermatologista certificado se ocorrer uma infecção ou outro problema de pele. Quando a pele leva mais tempo para cicatrizar, você tem um maior risco de desenvolver uma infecção ou outros problemas.

 


Quais mudanças você vai fazer?

Agora que você sabe o que esperar, também sabe que há muito que pode fazer para diminuir essas mudanças. Se tudo isso parecer avassalador, um dermatologista certificado pode criar um plano de tratamento eficaz que proporciona resultados visíveis.

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo