Blog

Olheiras: tudo o que você precisa saber sobre elas

Olheiras: tudo o que você precisa saber sobre elas

As olheiras são um problema comum que afeta muitas pessoas, independentemente da idade, gênero ou raça. 

O que causa as olheiras?


Elas podem ser causadas por diferentes fatores, como genética, fadiga, estresse, envelhecimento, alergias, problemas de saúde e até mesmo pela anatomia facial. Dependendo da causa, as olheiras podem se manifestar de diferentes maneiras, e por isso existem diferentes tipos de olheiras.

Tipos de olheira


O primeiro tipo de olheira é o mais comum e é causado pela falta de sono ou pela fadiga. Nesses casos, as olheiras são caracterizadas por um tom arroxeado ou azulado e podem se estender além da área dos olhos, afetando a bochecha. Isso ocorre porque a falta de sono ou o estresse podem levar a um aumento da dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que o sangue se acumule na área sob os olhos.

Outro tipo de olheira é causado por alergias, que podem levar a inchaço e inflamação na área dos olhos. Nesses casos, as olheiras são frequentemente acompanhadas por coceira e vermelhidão na região dos olhos. Alergias alimentares, como o consumo excessivo de sal, também podem causar inchaço e piorar a aparência das olheiras.

O envelhecimento também pode causar olheiras, já que a pele da região dos olhos perde elasticidade e firmeza com o tempo. Isso pode levar ao surgimento de olheiras mais profundas, que se tornam mais visíveis conforme a pele ao redor dos olhos fica mais fina.

Por fim, algumas pessoas têm olheiras devido à sua anatomia facial, como uma depressão natural na região sob os olhos. Nesses casos, as olheiras podem ser mais pronunciadas e difíceis de tratar, mesmo com medidas como uma boa noite de sono e o uso de cosméticos para disfarçar.

 
Como tratar olheiras? 


Existem muitas maneiras de tratar olheiras, dependendo da causa. Medidas simples, como dormir o suficiente, hidratar-se adequadamente e reduzir o consumo de sal, podem ajudar a reduzir a aparência das olheiras. O uso de cosméticos, como corretivos e cremes para os olhos, também pode ajudar a disfarçar as olheiras. Em alguns casos, tratamentos médicos como preenchimentos, laser e peelings químicos podem ser recomendados para reduzir a aparência das olheiras. É importante consultar um médico ou dermatologista para determinar a causa das olheiras e escolher o melhor tratamento para você.


Dra. Leilane Catricala
Médica Dermatologista
CRM SP 151.911
RQE (Dermatologia): 73.960

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo