Blog

Rosácea: entenda tudo sobre essa doença e seus tratamentos

Rosácea: entenda tudo sobre essa doença e seus tratamentos 


A rosácea é uma doença de pele crônica que afeta muitas pessoas em todo o mundo. É caracterizada por vermelhidão, inchaço e lesões na pele, principalmente no rosto. Embora a rosácea não tenha cura, existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a aparência da pele. Neste artigo, vamos falar mais sobre a rosácea e as opções de tratamento disponíveis.

 

O que é Rosácea?


A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta a pele do rosto. A doença é caracterizada por uma vermelhidão persistente, geralmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. À medida que a doença progride, pequenos vasos sanguíneos podem se tornar visíveis na pele, e a vermelhidão pode se espalhar para outras áreas do rosto. Outros sintomas incluem inchaço, lesões, sensibilidade e dor na pele.

Embora a causa exata da rosácea seja desconhecida, acredita-se que vários fatores possam contribuir para o seu desenvolvimento. Esses fatores incluem predisposição genética, exposição ao sol, clima frio ou quente, estresse, dieta e álcool.

 

Tratamentos para Rosácea


Embora a rosácea não tenha cura, existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a aparência da pele. Os tratamentos podem variar de medicamentos tópicos e orais a procedimentos médicos.

 

Medicamentos tópicos


Os medicamentos tópicos, como cremes e géis, são frequentemente prescritos para ajudar a controlar a inflamação e a vermelhidão associadas à rosácea. Esses medicamentos incluem antibióticos tópicos, como metronidazol e azelaico, e cremes esteroides, como hidrocortisona.

 

Medicamentos orais


Em casos mais graves de rosácea, os médicos podem prescrever medicamentos orais, como antibióticos ou isotretinoína. Esses medicamentos podem ajudar a controlar a inflamação e reduzir a gravidade dos sintomas.

 

Procedimentos médicos


Alguns procedimentos médicos, como luz intensa pulsada ou o laser Fotona, podem ajudar a reduzir a vermelhidão e a inflamação da pele associadas à rosácea. Esses procedimentos podem ser realizados em consultórios médicos ou clínicas de dermatologia.

 

Cuidados com a pele


Além dos tratamentos médicos, existem cuidados com a pele que podem ajudar a controlar os sintomas da rosácea. Esses cuidados incluem evitar irritantes da pele, como sabonetes perfumados e produtos químicos fortes, usar protetor solar diariamente e evitar a exposição excessiva ao sol e ao frio. Também é importante evitar alimentos picantes, álcool e cafeína, pois eles podem agravar os sintomas da rosácea.

 


Dra. Leilane Catricala
Médica Dermatologista
CRM SP 151.911
RQE (Dermatologia): 73.960

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo