Blog

Protetor solar via oral, funciona?

Protetor solar em comprimido: Verdade ou Fake? Verdade!
Mas calma lá! Não é bem o que você pode estar pensando

protetor solar oral

Eu me chamo Leilane Catricala, sou médica dermatologista e neste blog vou te falar tudo sobre o protetor solar via oral.

 

O protetor solar via oral, conhecido como Polypodium Leucotomos ou leucotomos, que na farmácia é vendido comumente como Helioral, é muito utilizado na dermatologia para tratar manchas como o melasma e também o envelhecimento da pele.

 

Polypodium leucotomos (PL) é uma planta de samambaia tropical nativa da América Central e partes da América do Sul. Ela cresce na floresta tropical e tem uma longa história de uso como uma erva medicinal ingerida para uma variedade de doenças pelas populações indígenas de Honduras. Os maias até mesmo a consumiam como chá. Historicamente, samambaias têm sido usadas para fins medicinais desde a antiga Europa. Extratos comerciais de Polypodium leucotomos estão disponíveis desde pelo menos a década de 1970.

Polypodium leucotomos é na verdade o nome comum para a erva conhecida como Phlebodium aureum.

Para que serve o Polypodium Leucotomos?
Mais comumente, o Polypodium leucotomos é ingerido para o tratamento de inflamação e uma variedade de problemas de pele, incluindo psoríase, vitiligo (a perda de pigmentação em manchas da pele), dermatite atópica (eczema: inflamação da pele) e melasma (manchas de pele excessivamente pigmentadas). Ele também funciona como um protetor contra queimaduras solares (eritema solar) e ajuda a prevenir e aliviar erupções polimorfas de luz (EPL). De fato, grande parte da pesquisa realizada sobre o Polypodium leucotomos ao longo dos últimos 40 anos tem se concentrado em seu manejo de condições da pele e em suas propriedades fotoprotetoras após a ingestão. Muitos desses estudos clínicos mostraram que os extratos de Polypodium leucotomos são surpreendentemente eficazes na proteção da pele contra danos causados pelo sol (radiação ultravioleta) quando ingeridos, com alguns autores chegando a chamá-lo de "filtro solar interno".

 

Uma dúvida que muitos pacientes têm: ele substitui o protetor solar que passamos na pele?

A resposta é nãããão!! O protetor solar via oral vai ajudar a complementar e potencializar essa proteção, mas ainda sim o uso do produto tópico é fundamental.

O protetor solar via oral nada mais é que antioxidantes, como o polypodium leucotomos e a luteína, que vão reforçar a ação do protetor solar e melhorar a capacidade de defesa da sua pele.

Um dos efeitos dele é diminuir a produção dos radicais livres. Estes são produzidos após a exposição a radiação solar e luzes visíveis.

Uma pessoa que leva em torno de 10 minutos para ficar vermelha quando está exposta ao sol, ao ingerir a cápsula de protetor solar oral, vai levar mais tempo para se queimar.

A primeira coisa que é importante saber é que ele ajuda muito no tratamento de manchas como o melasma. Existem vários estudos hoje que mostram a eficácia dele a longo prazo e principalmente em relação ao efeito rebote.

Ele pode ser usado para hipercromia pós inflamatória também. Sabe aquelas manchinhas de pós picada de inseto, ou uma foliculite, machucado que ficou marcado? Ele é super eficiente nessa questão

Outra indicação para o uso dele é para a prevenção dos principais cânceres de pele (o melanoma, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular).
Mas não são todas as pessoas que podem tomar com essa finalidade, viu?
O indicado é para pessoas de baixo fototipo, pessoas bem branquinhas e também pessoas que têm antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele.

 

E você, já sabia dessa opção??

 

Dra. Leilane Catricala
Médica Dermatologista
CRM SP 151.911
RQE (Dermatologia): 73.960

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo