Blog

Flacidez no Pescoço: A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre

    A flacidez no pescoço é uma condição estética comum que afeta milhares de pessoas, especialmente à medida que envelhecem. Também conhecida como "papada" ou "pescoço de peru", essa condição pode causar desconforto e afetar a autoestima.


     Vamos explorar o que é a flacidez no pescoço, por que ela ocorre, com qual idade geralmente se inicia, os principais fatores de risco envolvidos, os métodos para evitá-la e os melhores tratamentos.

 

O que é flacidez no pescoço?

     A flacidez no pescoço é caracterizada pelo enfraquecimento dos músculos e da pele no pescoço, resultando em uma aparência caída e frouxa. É uma consequência natural do processo de envelhecimento, mas também pode ser acelerada por outros fatores.

 

Por que ocorre?


    A flacidez no pescoço ocorre principalmente devido a dois fatores principais:

  • A diminuição da produção de colágeno e elastina na pele;
  • O enfraquecimento dos músculos do pescoço.

    O colágeno e a elastina são proteínas que conferem à pele elasticidade e sustentação. Com o tempo, a produção dessas proteínas diminui, levando ao afinamento e enfraquecimento da pele.
    Além disso, os músculos do pescoço também podem enfraquecer com a idade, o que contribui para a flacidez.

 

 

Com qual idade se inicia?


     Embora a flacidez no pescoço seja mais comum em pessoas mais velhas, não há uma idade específica de início. Geralmente, ela começa a se manifestar a partir dos 40 anos, quando o processo natural de envelhecimento começa a afetar a produção de colágeno e elastina. No entanto, alguns fatores podem acelerar o aparecimento da flacidez em idades mais jovens, como:
. Genética;
. Estilo de vida;
. Exposição ao sol.

 

 

Principais fatores de risco:

  • Envelhecimento: O processo natural de envelhecimento é o principal fator de risco para a flacidez no pescoço.
  • Genética: A predisposição genética pode influenciar a velocidade e a gravidade da flacidez no pescoço.
  • Exposição solar: A exposição excessiva ao sol pode danificar as fibras de colágeno e elastina, levando à flacidez.
  • Oscilações de peso: Perder e ganhar peso repetidamente pode afetar a elasticidade da pele e contribuir para a flacidez.
  • Tabagismo: Fumar pode prejudicar a circulação sanguínea e diminuir a produção de colágeno, aumentando o risco de flacidez.

 

 

Métodos para evitar a flacidez no pescoço:

  • Proteção solar: Use protetor solar diariamente e evite exposição excessiva ao sol, especialmente nos horários de pico.
  • Hidratação: Mantenha a pele do pescoço hidratada com o uso de cremes e loções específicos.
  • Alimentação saudável: Consuma uma dieta balanceada, rica em antioxidantes, vitaminas e minerais para ajudar a manter a saúde da pele.
  • Exercícios para o pescoço: Pratique exercícios que fortaleçam os músculos do pescoço, como movimentos de alongamento e rotação.
  • Evite oscilações de peso: Tente manter um peso saudável e evite dietas ioiô, que podem afetar a elasticidade da pele.

 

Tratamentos avançados

    Os principais tratamentos com tecnologias são indicados para restaurar a qualidade da pele com mais colágeno e elastina, promover uma ancoragem dos músculos locais para melhor firmeza e, se necessário, queimar a gordura local para redução da papada, caso esteja associada.

Os principais tratamentos são os 3 seguintes:

1 - Laser Fotona
    É uma plataforma de laser de uso médico que oferece uma variedade de tratamentos estéticos e médicos. O sistema utiliza lasers de Nd:YAG e Erbium:YAG, proporcionando uma combinação de comprimentos de onda para uma ampla gama de aplicações.
    Laser Nd:YAG: O laser Nd:YAG é um tipo de laser que emite luz em comprimentos de onda específicos, que podem ser usados para o tratamento da flacidez e de papada. Ele atua aquecendo as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo a contração dos tecidos. Pesquisas mostraram que o laser Nd:YAG pode ser eficaz na melhora da flacidez da papada (Fonte: Alexiades-Armenakas MR et al., 2007).
    Laser de Erbium: O laser de Erbium é outro tipo de laser utilizado para tratar a flacidez. Ele funciona removendo camadas superficiais da pele, estimulando a regeneração celular e promovendo a produção de colágeno. Estudos sugerem que o laser de Erbium pode ser eficaz no tratamento da flacidez e na melhora da aparência da papada (Fonte: Alexiades-Armenakas MR et al., 2006).

    Uma das grandes novidade novidades na clínica é a Ponteira Robótica T-Runner. Leia mais aqui.

 

2 - Bioestimuladores de colágeno
    Os fios de PDO e os fios de silhouette (PLLA) também podem ser usados. Os fios de PDO são feitos de polidioxanona, já os de silhouette, de ácido polilático, ambos atuam estimulando a produção de colágeno e na melhora da elasticidade da pele.
     Também são usados Sculptra e o Radiesse, que são substâncias injetáveis, sendo sua principal finalidade estimular a produção de colágeno na pele, melhorando a flacidez, rugas e sinais de envelhecimento.

 

3 - Ultrassom microfocado
    Aparelho de tecnologia que atua através de ondas, como o Ultraformer, que promove calor até a profundidade da derme e provoca contração da fáscia muscular com efeito lifting.

 

Conclusão:
    A flacidez no pescoço é uma condição estética comum, que afeta principalmente pessoas mais velhas, mas também pode ocorrer em idades mais jovens. A diminuição da produção de colágeno e elastina, juntamente com o enfraquecimento dos músculos do pescoço, são os principais responsáveis por essa condição.
    Adotar hábitos saudáveis, como proteção solar, exercícios para o pescoço e alimentação adequada, pode ajudar a prevenir e minimizar a flacidez.
    Lembre-se de que a consulta com uma dermatologista é sempre recomendada para obter orientação personalizada e tratamentos adequados, se necessário.

Nossas Sugestões

Leia mais sobre Outros
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo