4 hábitos que ajudam a inflamar espinhas e cravos

Quem sofre com espinhas e cravos deve saber que os cuidados com a pele são essenciais para evitar e controlar as espinhas. Algumas atitudes aparentemente inofensivas que temos diariamente podem piorar as inflamações na nossa face.

1- Excesso de limpeza

Limpar o rosto várias vezes ao dia é um dos responsáveis pelo chamado efeito rebote, em que a pele entende que está sendo agredida e acaba produzindo mais sebo para se proteger.

2- Não retirar a maquiagem antes de dormir

Depois de uma festa ou algum evento importante, tudo o que queremos é deitar e descansar né? Mas esse hábito agrava e muito a situação da acne. Isso acontece pois a maquiagem entope os poros da pele, impossibilitando que o sebo produzido naturalmente pela pele seja eliminado, o que ocasiona no aparecimento ou piora do grau inflamatório.

3- Espremer a espinha

Ver aquela marca vermelha no rosto e não espremer é verdadeiramente uma missão quase impossível né? Mas essa atitude que nos dá alguns segundos de prazer, pode ter consequências sérias para a nossa pele. Além de trazer muitas bactérias para dentro da inflamação, essa ação pode deixar cicatrizes profundas na pele.

4- Não manter uma alimentação balanceada

Comidas que elevam muito o nível de açúcar no sangue, como doces e carboidratos, por exemplo, são alguns deles. Essa reação do nosso organismo ao açúcar acontece pois o pâncreas precisa produzir mais insulina para que a digestão seja feita. O problema é que esse hormônio em grande quantidade no sangue incentiva à produção de gordura pela glândula sebácea, deixando a pele mais oleosa e propensa ao desenvolvimento da acne.